Angela Davis: frases marcantes da intelectual e ativista (2024)

Angela Davis: frases marcantes da intelectual e ativista (1)

É difícil trazer debates sobre interseccionalidade dentro do feminismo sem citar Angela Davis. Nascida em Birmingham, cidade do estado do Alabama, nos Estados Unidos, em 1944, a pensadora foi introduzida ao movimento antirracista desde pequena. Filha de professores que também eram membros da NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) e outros movimentos similares que surgiram na época para combater a política de segregação racial que vigorava na maior parte do sul do país, Angela cresceu observando sua família e pessoas próximas resistindo a ações do movimento eugenista Ku Klux Klan e em ações do Partido Comunista.

Começou seus estudos com viés marxista aos 15 anos de idade, ainda no ensino médio, quando passou a integrar uma organização marxista-leninista chamada Advance, movimento jovem próximo ao partido comunista. Desde então, ela se aproximou ainda mais da filosofia através de autores com os quais entrou em contato na graduação na Sorbonne, em Paris, onde ganhou bolsa.

Além de intelectual e escritora, ela participou ativamente de movimentos antirracistas nos EUA ao longo da vida, chegando a integrar o Partido dos Panteras Negras e filiando-se ao Partido Comunista em 1968, o que fez com que sofresse perseguições políticas. Em 1969, foi demitida do cargo de professora assistente que ocupava na Universidade da Califórnia e passou a sofrer acusações infundadas de conspiração e assassinado, entrando na lista dos 10 mais procurados pelo FBI.

Ela passou 16 meses presa, o que mobilizou uma campanha mundial pela liberdade de Angela Davis e outros presos políticos.Após ser inocentada de todas as acusações, ela se dedicou ao ativismo e publicou seus trabalhos mais famosos até hoje na década de 80, como Mulheres, raça e classe, que ganhou tradução para o português apenas em 2016. Entre os temas abordados por Davis em suas obras está a abolição dos presídios, a ligação entre o racismo estrutural e a violência sexual e a importância da intersecção entre classe, raça e gênero dentro dos movimentos sociais.

A seguir, dez declarações marcantes de Angela Davis ao longo de sua trajetória:

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista"

Uma de suas frases mais propagadas, Angela fez a reflexão no livro Mulheres, raça e classe, de 1981,ressaltando que não são apenas pessoas pretas que devem combater o racismo. Ela defende que, para que a sociedade tenha mudanças significativas, é necessário que o antirracismo parta não só nas interações pessoais em sociedade, mas também em instituições de ensino.

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”

A frase foi dita por Angela Davis em 2017, em uma conferência na Bahia. Com a afirmação, explicou que as mulheres negras ocupam a base da pirâmide social capitalista. O movimento de mulheres negras para deixarem de ocupar essa posição geraria uma mudança na estrutura da pirâmide social dentro do capitalismo como um todo.

“A política não se situa no polo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos”

A frase acima faz parte do livro Mulheres, cultura e política, publicado originalmente em 1989 e que reúne discursos e artigos de Angela Davis sobre como a política e a economia permeiam a vida pessoal de mulheres negras. Ela traz dados que apontam que o governo de Ronald Reagan, presidente dos EUA entre 1981 e 1989, tinha operações para enfraquecer movimentos sociais e explica que não devemos encarar a política a distância, já que a política está presente em todos os espaços.

“Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”

Essa frase foi dita por Angela sobre sua atuação em movimentos políticos, ressaltando, mais uma vez, a importância de combater ativamente as políticas que oprimem minorias sociais, fazendo parte da política.

“Precisamos nos esforçar para ‘erguer-nos enquanto subimos’. Em outras palavras, devemos subir de modo a garantir que todas as nossas irmãs, irmãos, subam conosco”

Outra passagem do livro Mulheres, cultura e política, Davis destaca a importância de a mudança ser feita no coletivo ao invés de individualmente. Além da união das mulheres e da população preta como um todo, ela ressalta que não basta um posicionamento apenas sobre o que acontece nos EUA, mas analisar um contexto político internacional.

“Se todas as vidas importassem, não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa”

A frase faz parte de um discurso sobre direitos humanos que Angela Davis deu na Universidade Estadual San José, em 2015, ao falar sobre o movimento Black Lives Matter. Para ela, o movimento ajudou minorias a retomarem a frente na resistência contra a violência.

“Não acredito que seja saudável escolher uma luta e dizer que é mais importante do que outra, mas sim, em reconhecer como as diferentes lutas se conectam"

A ativista fez a declaração em uma passagem pelo Brasil em 2019. Em coletiva de imprensa em São Paulo, a frase foi dita para explicar porque ela acredita ser impossível escolher apenas uma categoria de luta para o seu ativismo, atuando nos movimentos feminista, antirracista, anticapitalista e abolicionista.

“As mulheres dos EUA têm muito a aprender com a longa história de luta do feminismo negro no Brasil”

A ativista visitou o Brasil diversas vezes nas últimas décadas e fez a declaração em uma das passagens pelo país. Para ela, a concepção de que o feminismo negro é mais avançado é, na verdade, uma visão imperialista do movimento e citou tradições de religiões de matriz africana e o movimento pelos direitos trabalhistas de empregadas domésticas como exemplos de movimentos sociais da população negra no Brasil. Ela ainda citou intelectuais negras brasileiras como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus.

“Quando as crianças frequentam escolas que valorizam mais a disciplina e a segurança do que o conhecimento e o desenvolvimento intelectual, elas frequentam escolas preparatórias para a prisão”

No livro Prisões são obsoletas?, Davis reflete sobre o papel das instituições estatais e o controle através da violência e do castigo. Além de discorrer sobre o papel das prisões na perpetuação da violência contra a mulher e contra a população negra, ela também propõe a reflexão de como as instituições de ensino são projetadas de forma similar.

“Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo”

Para finalizar, outra frase muito conhecida de Angela Davis. A pensadora é um grande nome quando o assunto é resistência e é isso que ela incentiva com a reflexão: por mais que as mudanças não aconteçam radicalmente, a resistência é um trabalho constante e precisa existir de forma radical para que as mudanças aconteçam a longo prazo.

Angela Davis: frases marcantes da intelectual e ativista (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Tish Haag

Last Updated:

Views: 5947

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Tish Haag

Birthday: 1999-11-18

Address: 30256 Tara Expressway, Kutchburgh, VT 92892-0078

Phone: +4215847628708

Job: Internal Consulting Engineer

Hobby: Roller skating, Roller skating, Kayaking, Flying, Graffiti, Ghost hunting, scrapbook

Introduction: My name is Tish Haag, I am a excited, delightful, curious, beautiful, agreeable, enchanting, fancy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.